top of page
Foto do escritorFlávia

RESENHA | VILÃO

Atualizado: 26 de ago.


Título: Vilão

Autor: V.E Schwab

Gênero: Fantasia

Ano: 2019

Páginas: 364

Editora: Record

Classificação Indicativa: +12

Minha Nota: 3,5

 

Sinopse: Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.

Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo - agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa.

Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra, pois são todas aberrações, afrontas a Deus - exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um.

Agora, armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

 


Alguém poderia muito bem se dizer um herói e mesmo assim sair por aí matando dezenas de pessoas. Outro poderia ser rotulado de vilão por tentar impedi-lo. Muitos humanos eram monstros, e muitos monstros sabiam fingir humanidade.

Vilão é uma obra que acompanha, principalmente, Victor e Eli: dois jovens que se conhecem na universidade e se tornam amigos por identificarem, no outro, características próprias. Sendo uma delas, se não a principal, a ambição.


Em um determinado momento, os amigos descobrem que os seres humanos, quando submetidos a certas condições, podem adquirir poderes e são considerados "ExtraOrdinários" - ou EO. Enquanto fazem experiências e estudam o assunto mais a fundo, algo de muito errado acontece e, então, nós mergulhamos na narrativa para saber o que de fato ocorreu.


A história é alternada entre passado e presente, sendo que, no presente, Victor acabou de sair da prisão onde passou os últimos 10 anos e busca vingança contra Eli. No passado, somos apresentados a estes personagens e conduzidos pelos eventos que nos levam até o ponto onde o livro se inicia.


Confesso que esperava muito mais de Vilão. Talvez pela obra ser tão famosa na comunidade de leitores hoje em dia, minhas expectativas estavam altas. Apesar de a ideia ser bastante intrigante e instigante, achei que alguns momentos se arrastaram e não consegui me prender à história de imediato.


Durante as primeiras partes do livro, quando somos levados ao presente, senti que a história não andava. Por exemplo, havia passagens entre o passado e o presente em que os dois capítulos do presente mostravam o protagonista olhando pela janela e, no outro, indo dormir. Não senti que isso agregava muito à história e tampouco ajudava para manter meu interesse - senti que muitas dessas partes eram "mais do mesmo".


Engrenei na narrativa apenas nos últimos 40% do livro. Foi onde finalmente minha curiosidade se aguçou e eu li avidamente para saber o que aconteceria a seguir e qual seria o desenrolar da trama.


A construção dos personagens, por outro lado, é muito singular. É incrível como a autora criou personagens imperfeitos, humanos, que erram e que nos fazem questionar muitas vezes o que é ser vilão ou herói. Foi uma experiência e tanto me deparar com a personalidade de Victor e seu jeito egoísta, estrategista, calculista e vingativo.


Gostei do final e fiquei curiosa para saber como será a continuação da história. Se estou tão animada e ansiosa para ler? Não muito. Mas, me conhecendo, sei que vou me render e acompanhar a jornada desses personagens tão bem construídos.


Enfim, é uma boa leitura, com uma trama surpreendente e, acima de tudo, diferente. Acredito que o que me fez não ter gostado mais dessa obra foi a grande expectativa que eu estava em relação a ela.

 

Sinopse: 4 | Capa: 5 | Escrita: 4 | Personagens: 5 | Final: 4,5 | Recomendo: 3

 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page