Título: Pequenas Grandes Mentiras
Autor: Liane Moriarty
Gênero: Suspense, Mistério
Ano: 2014
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Classificação Indicativa: +16
Minha Nota: 5 ★
Sinopse: Todos sabem, mas ainda não se elegeram os culpados.
Enquanto o misterioso incidente se desdobra nas páginas de Pequenas Grandes Mentiras, acompanhamos a história de três mulheres, cada uma diante se sua encruzilhada particular. Madeline é forte e passional. Separada, precisa lidar com o fato de que o ex e a nova mulher, além de terem matriculado a filhinha no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline, parecem estar conquistando também sua filha mais velha. Celeste é dona de uma beleza estonteante. Com os filhos gêmeos entrando para a escola, ela e o marido bem-sucedido têm tudo para reinar entre os pais. Mas a realeza cobra seu preço, e ela não sabe se continua disposta a pagá-lo. Por fim, Jane, uma mãe solteira nova na cidade que guarda para si certas reservas com relação ao filho. Madeline e Celeste decidem fazer dela sua protegida, mas não têm ideia de quanto isso afetará a vida de todos.
Reunindo na mesma cena ex-maridos e segundas esposas, mães e filhas, bullying e escândalos domésticos, o novo romance de Liane Moriarty explora com habilidade os perigos das meias verdades que todos contamos o tempo inteiro.
Todo mundo queria ser rico e bonito, mas os ricos e bonitos de verdade tinham que fingir ser iguaizinhos às pessoas comuns. Ah, que mundo engraçado
Alguém morreu.
Isso é o que sabemos assim que começamos Pequenas Grandes Mentiras. Durante uma confraternização de pais no salão do colégio onde seus filhos estudam, uma pessoa foi morta. Não sabemos quem é e, tampouco, as circunstâncias dessa morte.
O livro se inicia, então, alguns meses antes do acontecido e nos apresenta três mulheres, a princípio tão diferentes, mas que se tornam grandes amigas. A narrativa intercala entre os pontos de vistas das três e temos breves trechos de interrogatórios de outros pais que estavam presentes na noite de confraternização, contando suas versões dos fatos.
A narrativa desse livro é muito boa, inteligente e intrigante. Você consegue visualizar o ponto de vista de cada uma das protagonistas (e também dos não protagonistas) e tentar tirar suas próprias conclusões sobre o que de fato aconteceu naquela noite. É interessante porque, mesmo tendo tantos pontos de vista na história, você continua sem saber nada e a leitura flui muito bem.
É importante ressaltar que essa obra tem um enredo bastante profundo, não sendo apenas sobre uma morte. A autora aborda também os dramas familiares intrincados em nossa sociedade, relacionamentos, abusos e violência doméstica. Apesar de serem temas pesados e gerarem reflexões profundas e complexas, a autora trouxe os assuntos com naturalidade e responsabilidade.
Os personagens e a história são extremamente bem construídos e esta última se desenrola com uma facilidade incrível. Em muitos momentos eu sentia que estava realmente assistindo à série da televisão. Da metade para o fim do livro, devorei as páginas entretida no enredo e querendo saber o que de fato havia acontecido.
Habilmente escrito e com um enredo surpreendente, esse livro não era nada do que eu esperava e, ainda assim, superou todas as minhas expectativas.
PS: A história foi adaptada para as telinhas e você já pode assistir à série de mesmo nome baseada nessa belezinha aqui. A série está disponível atualmente na plataforma da HBO Max.
Comments