Título: O Labirinto do Fauno
Autor: Guillermo del Toro e Cornelia Funke
Gênero: Fantasia
Ano: 2019
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Classificação Indicativa: +12
Minha Nota: 4,5 ★
Sinopse: Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro - a mente por trás do filme um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos - se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo.
No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do Capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.
Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar.
No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias.
Todas as coisas verdadeiramente importantes não estão à mostra.
Preciso começar dizendo que nunca assisti ao filme O Labirinto do Fauno. Quando eu era pequena diziam que dava muito medo e, depois, também não me interessei muito mais. Então mal sabia do que se tratava... Também não li a sinopse, queria uma surpresa total.
E consegui. Fui totalmente surpreendida pela história, pela ambientação, pelo enredo e pelos personagens. Não sabia o que esperar de nenhum dos personagens, então foi muito gostoso e intrigante ir descobrindo quem eram eles e suas intenções.
Num cenário de Espanha fascista, temos algumas cenas violentas, mas o mistério é o que ronda a maior parte do livro. E o que te faz devorá-lo também. Esse livro fez despertar em mim muitas emoções e sentimentos ao mesmo tempo. É sempre ótimo encontrar livros que te tocam e que não são apenas mais uma história.
A história se intercala entre o que está acontecendo na vida de Ofélia e na sua jornada de busca ao seu verdadeiro eu no labirinto do Fauno, e contos de fadas que são baseados nos elementos mais importantes da história. E a edição é maravilhosa! Muito bem diagramada e com ilustrações maravilhosas para nos mergulhar mais ainda neste mundo.
Incrível e extremamente recomendado. O Labirinto do Fauno é uma história sobre perdas, descobertas e, acima de tudo, esperança. Ah, e sobre contos de fadas também, é claro.
Komentáře