top of page
Foto do escritorFlávia

RESENHA | AMOR & GELATO

Atualizado: 26 de ago.



Título: Amor & Gelato Autor: Jenna Evans Welch Gênero: Romance Ano: 2016 Páginas: 320 Editora: Intrínseca Classificação Indicativa: Livre Minha Nota: 3,5

 

Sinopse: Um verão na Itália, uma antiga história de amor e um segredo de família.

Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.

Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.

Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

 

"Sabe, as pessoas vêm para a Itália por vários motivos. Mas, quando ficam aqui, é só por dois: amor e gelato."

Um romance rápido, tranquilo e divertido. Uma leitura fácil e que traz um “quentinho” no coração.


No começo desse ano, quis experimentar gêneros literários que não tenho o costume de ler. Me aventurei pelos romances: histórias mais leves e que dão uma sensação boa que não temos ultimamente no cenário do mundo atual. Tive uma experiência muito boa, e quis continuar introduzindo essas leituras na minha vida e no meu ano. Amor & Gelato acabou sendo uma delas e cumpriu muito bem o seu papel.


O livro nos mostra a experiência de Lina – apelido para Carolina –, que, por conta de uma promessa feita à mãe antes de perdê-la para um câncer, vai passar o verão em Florença, na Itália com Howard, amigo de sua mãe. Pouco antes de ir, Lina descobre que Howard (de quem sua mãe sempre contou histórias engraçadas) é, na realidade, seu pai. Como se não bastasse, Howard mora em um cemitério e sua mãe enviou para o endereço, antes de falecer, um diário de seus tempos como intercambista em Florença.


Lina se vê muito dividida entre tentar ir embora imediatamente e tentar aproveitar a experiência, tal qual fez sua mãe quando mais jovem. Explorando o diário deixado por ela, Lina se vê extremamente confusa e, às vezes, chateada por sua mãe ter escondido tanto de sua vida deixando-a no escuro. Ao lado de Ren, seu mais novo vizinho que mora numa casa de biscoitos (alô, João e Maria!), Lina conhece as maravilhas da Itália e, de quebra, de si mesma.


Fiquei incomodada em alguns pontos como os muitos termos em italiano – para os quais não havia tradução nenhuma no contexto do livro – e com o romance que evolui de uma forma muito rápida que, apesar de esperado, não me agradou muito. Apesar de gostar de um clichê onde tudo acaba bem, achei o final de Amor & Gelato um pouco corrido e, arrisco dizer, forçado.


Mas, no geral, gostei muito da leitura. Foi um ótimo livro para passar o tempo. Consegui ler muito em um curto espaço de tempo porque a leitura é fácil, rápida e bem fluida. A estrutura do livro também é ótima e intrigante, misturando o presente com o passado durante as leituras de trechos do diário da mãe de Lina. Foi uma ótima forma de nos manter interessados e tentando entender o que aconteceu durante essa época.


Por fim, o que posso dizer é que terminei esse livro com a sensação de ter ido à Itália e ter tomado um delicioso gelato sabor stracciatella.


 
Sinopse: 5 | Capa: 3 | Escrita: 5 | Personagens: 4 | Final: 3 | Recomendo: 3
 


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page